UML – Unified Modeling Language
A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem não proprietária. Não é uma metodologia de desenvolvimento!
Diagramas da UML
o Diagramas estruturais
o Diagrama de classes
o Diagrama de componentes
o Diagrama de instalação
o Diagrama de pacotes
o Diagrama de estrutura
o Diagramas comportamentais
o Diagrama de caso de uso
o Diagrama de transição de estados
o Diagrama de atividade
o Diagramas de interação
o Diagrama de sequência
o Diagrama de interatividade
o Diagrama de colaboração
o Diagrama de tempo
Diagrama de Classe
O diagrama de classes representa a estrutura do sistema, recorrendo ao conceito de classe e suas relações. O modelo de classes resulta de um processo de abstração onde são identificados os objetos relevantes do sistema em estudo. Um objeto é uma ocorrência que tem interesse para o sistema em estudo e que se pretende descrever no seu ambiente, contendo identidade e comportamento. O comportamento de um objeto define o modo como ele age e reage a estímulos externos e a identidade de um objeto é um atributo que o distingue de todos os demais, sendo preservada quando o seu estado muda. Um objeto não é mais do que uma instância da classe.
Perspectivas
Um diagrama de classes pode oferecer três perspectivas, cada uma para um tipo de observador diferente. São elas:
o Representa os conceitos do domínio em estudo.
o Perspectiva destinada ao cliente.
o Tem foco nas principais interfaces da arquitetura, nos principais métodos, e não como eles irão ser implementados.
o Perspectiva destinada as pessoas que não precisam saber detalhes de desenvolvimento, tais como gerentes de projeto.
o Aborda vários detalhes de implementação, tais como navegabilidade, tipo dos atributos, etc.
o Perspectiva destinada ao time de desenvolvimento.
Diagrama de Caso de Uso
O Diagrama de Casos de Uso tem o objetivo de auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente.
Um diagrama de Caso de Uso descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário.
O cliente deve ver no diagrama de Casos de Uso as principais funcionalidades de seu sistema.
Notação
O diagrama de Caso de Uso é representado por:
- atores;
- casos de uso;
- relacionamentos entre estes elementos.
Estes relacionamentos podem ser:
- associações entre atores e casos de uso;
- generalizações entre os atores;
- generalizações, extends e includes entre os casos de uso.
casos de uso podem opcionalmente estar envolvidos por um retângulo que representa os limites do sistema.
Diagrama de Sequência
Consiste em um diagrama que tem o objetivo de mostrar como as mensagens entre os objetos são trocadas no decorrer do tempo para a realização de uma operação.
Em um diagrama de seqüência, os seguintes elementos podem ser encontrados:
- Linhas verticais representando o tempo de vida de um objeto (lifeline);
- Estas linhas verticais são preenchidas por barras verticais que indicam exatamente quando um objeto passou a existir. Quando um objeto desaparece, existe um "X" na parte inferior da barra;
- Linhas horizontais ou diagonais representando mensagens trocadas entre objetos. Estas linhas são acompanhadas de um rótulo que contém o nome da mensagem e, opcionalmente, os parâmetros da mesma. Observe que também podem existir mensagens enviadas para o mesmo objeto, representando uma iteração;
- Uma condição é representada por uma mensagem cujo rótulo é envolvido por colchetes;
- Mesagens de retorno são representadas por linhas horizontais tracejadas. Este tipo de mensagem não é freqüentemente representado nos diagramas, muitas vezes porque sua utilização leva a um grande número de setas no diagrama, atrapalhando o entendimento do mesmo. Este tipo de mensagem só deve ser mostrado quando for fundamental para a clareza do diagrama.
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