SI: um referencial para a empresa
Componentes de um Sistema de Informação
- Recursos de Dados: Bancos de dados e bases de conhecimento
- Recursos Humanos: Usuarios finais e especialistas em SI
- Recursos de Software: Programas e procedimentos
- Recursos de Hardware: Máquinas e mídias
- Recursos de Rede: Meios de comunicação e de suporte de rede
Sistemas de Informação em uma Organização
Tipos de SI/Grupos Atendidos
- Nivel Estratégico/Gerentes Seniores: Tomam decisões estratégicas de longo prazo sobre produtos e serviços
- Nível Gerencial/Gerentes Médios: Executam os programas e planos da gerência sênior
- Nível de Conhecimento/Trabalhadores do conhecimento e de dados: Trabalho consiste em criar novos conhecimentos ou manipular e disseminar a informação
- Nível Operacional/Gerentes Operacionais: Monitoram as atividades diárias da empresa
ÁREAS FUNCIONAIS: Vendas e Marketing; Fabricação; Finanças; Contabilidade; Recursos Humanos.
Principais tipos de Sistemas de Informação
Outras Categorias de SI
- Sistemas Especialistas
- Sistemas de Gerenciamento de Conhecimento
- Sistemas de Informação Empresarial
- Sistemas de Informação Estratégica
- Sistemas de informação Interfuncional
- Etc...
O Processo de Desenvolvimento dos Sistemas de Informação
Investigar -> Analizar -> Projetar -> Implantar -> Manter
Desenvolvendo soluções de SI
Desafio do profissional de SI nas organizações
- Projetar sistemas competitivos e eficazes
- Entender requisitos de sistemas em um ambiente de negócios global
- Criar uma arquitetura de informação que apoie os objetivos da organização
- Determinar o valor dos sistemas de informação para o negócio
- Projetar sistemas que as pessoas possam controlar, entender e usar de maneira social e eticamente responsável
Nenhum comentário:
Postar um comentário