SI: um referencial para a empresa


SI: um referencial para a empresa


Componentes de um Sistema de Informação


  • Recursos de Dados: Bancos de dados e bases de conhecimento
  • Recursos Humanos: Usuarios finais e especialistas em SI
  • Recursos de Software: Programas e procedimentos
  • Recursos de Hardware: Máquinas e mídias
  • Recursos de Rede: Meios de comunicação e de suporte de rede

Sistemas de Informação em uma Organização

Tipos de SI/Grupos Atendidos

  • Nivel Estratégico/Gerentes Seniores: Tomam decisões estratégicas de longo prazo sobre produtos e serviços
  • Nível Gerencial/Gerentes Médios: Executam os programas e planos da gerência sênior
  • Nível de Conhecimento/Trabalhadores do conhecimento e de dados: Trabalho consiste em criar novos conhecimentos ou manipular e disseminar a informação
  • Nível Operacional/Gerentes Operacionais: Monitoram as atividades diárias da empresa
ÁREAS FUNCIONAIS: Vendas e Marketing; Fabricação; Finanças; Contabilidade; Recursos Humanos.

Principais tipos de Sistemas de Informação


Outras Categorias de SI

  • Sistemas Especialistas
  • Sistemas de Gerenciamento de Conhecimento
  • Sistemas de Informação Empresarial
  • Sistemas de Informação Estratégica
  • Sistemas de informação Interfuncional
  • Etc...

O Processo de Desenvolvimento dos Sistemas de Informação
Investigar -> Analizar -> Projetar -> Implantar -> Manter
Desenvolvendo soluções de SI

Desafio do profissional de SI nas organizações

  1. Projetar sistemas competitivos e eficazes
  2. Entender requisitos de sistemas em um ambiente de negócios global
  3. Criar uma arquitetura de informação que apoie os objetivos da organização
  4. Determinar o valor dos sistemas de informação para o negócio
  5. Projetar sistemas que as pessoas possam controlar, entender e usar de maneira social e eticamente responsável

Nenhum comentário:

Postar um comentário