Sociedades Pós-industrial
Emergência da Economia Global
- Fenômeno da globalização: social, político e econômico;
- Cadeias de suprimento e distribuição globais;
- Mercados globais;
- Nova ênfase na gestão organizacional.
Transformação das Economias Industriais
- Emergência e fortalecimento da economia de serviços;
- Serviços e produtos baseados na informação e conhecimento;
- Valoração da tecnologia de informação.
Transformação da Natureza dos Negócios
- Novos elementos de valoração surgem;
- Mudam-se os conceitos básicos para bens e comercio.
Surgimento da Empresa Digital
- Relacionamentos empresariais significativos são habilitados e mediados digitalmente;
- Processos de negócios essenciais realizados por meio de redes digitais;
- Principais ativos corporativos são administrados por meios digitais.
Na atualidade o mundo vive na era da informação, exigindo das organizações uma
gestão estratégica eficiente, a qual pode ser facilitada pela utilização de recursos inteligentes
oferecidos pela tecnologia de informação e sistemas de informação.
A tecnologia de informação oferece recursos tecnológicos e computacionais para a
geração de informações, e os sistemas de informação estão cada vez mais sofisticados,
propondo mudanças nos processos, estrutura e estratégia de negócios.
Não se admite hoje uma empresa que queira competir com vantagem, sem a
utilização dessas ferramentas.
Evolução do Sistema de Informação
Antes de 1940
Antes da popularização dos computadores, os sistemas de informação nas organizações se baseavam basicamente em técnicas de arquivamento e recuperação de informações de grandes arquivos. Geralmente existia a figura do "arquivador", que era a pessoa responsável em organizar os dados, registrá-los, catalogá-los e recuperá-los quando necessário.
Esse método, apesar de simples, exigia um grande esforço para manter os dados atualizados bem como para recuperá-los. As informações em papéis também não possibilitavam a facilidade de cruzamento e análise dos dados.
1940 - 1952
Nessa época os computadores eram constituídos de válvulas eletrônicas , era uma técnica lenta e pouco durável. Nessa época os computadores só tinham utilidade cientifica, para poder fazer cálculos mais rápidos . A Mão de obra utilizada era muito grande para manter o computador funcionando, para fazer a manutenção de válvulas e fios ,que eram trocados e ligados todos manualmente. Essas máquinas ocupavam áreas grandes, como salas ou galpões. A programação era feita diretamente, na linguagem de máquina. A forma de colocar novos dados era por papel perfurado.
1952 - 1964
Período destacado pela origem dos transistores e grande diminuição de cabos e fios, diminuição de tamanho das maquinas e aumento da capacidade de execução de cálculos em relação a geração anterior. O começo da comercialização dos computadores foi marcado, eram vendidos para as grandes empresas.
Foi utilizada a técnica de integração em que em uma pequena cápsula continha vários transistores, chegavam a milhares em um espaço menor que a unha. É o começo do microprocessador, a linguagem de programação que era feita por mnemônicos (comandos abreviados). A linguagem dominante era ASSEMBLY e nessa época os cálculos estavam na casa dos milionésimos de segundo. Surgiram formas de armazenamento cada vez maiores: as fitas e tambores magnéticos (para uso de memória).
1964 - 1971
Uma nova técnica de Circuito Integrados foi criado, o SLT (Solid Logic Technology) e uma técnica de microcircuitos. Com isso podendo fazer processos simultâneos, dando um grande salto de processamentos. Ainda tendo novas evoluções para técnica de integração SSI (integração em pequena escala), MSI (integração em média escala) As técnicas de integração evoluíram de SSI (integração em pequena escala), LSI (integração em grande escala) e VLSI (integração em muito grande escala). A linguagem utilizada na época era linguagens orientadas (linguagem universal e assemelham-se cada vez mais com linguagem humana). Esses processos chegaram a ponto de se bilionésimos de segundos.
1971 - 1981
Nessa geração surgiram os microprocessadores, e com isso a redução dos computadores (microcomputadores). E o surgimento de linguagens novas de alto-nível e nasceu a transmissão de dados entre computadores através de rede.
1981 - atual
Com essa nova geração em que estamos vivendo, surgiu com VLSI. Inteligência artificial, com altíssima velocidade (com um ou mais núcleos por processadores, grande freqüência e transferência de dados entre os componentes do computador), programas com alto grau de interatividade com o usuário, grande rede mundial (Internet) e que impulsionou mais ainda a informática (grande marco), etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário